Penske Logistics: Elevando a Distribuição No Setor de Produtos Eletrônicos

Maximizando a eficiência da distribuição e dos estoques para atender ao crescimento

Caso

Fundada em 1947, esta empresa é líder mundial em produtos eletrônicos de consumo e tecnológicos. Com atuação em cinco continentes, possui mais de 140 subsidiárias em 53 países e emprega cerca de 180.000 funcionários.

Com operações comerciais no Brasil desde 1996, a empresa produz localmente a maioria da sua ampla gama de dispositivos elétricos e eletrônicos vendidos no país. Em virtude do aumento nas vendas e do crescimento do mercado nos últimos anos, o processo de logística da empresa tornou-se obsoleto. Os armazéns eram muito pequenos e os sistemas de gestão de distribuição eram bastante ineficientes para abranger a estrutura geográfica complexa do Brasil.

Para respaldar o crescimento consistente do cliente no Brasil, a Penske Logistics aproveitou a vasta experiência que possui no setor de produtos eletrônicos. A Penske desenvolveu soluções flexíveis, inovadoras e personalizadas para a gestão de armazenamento e distribuição ágil tanto dos aparelhos eletrodomésticos, como geladeiras e fornos de micro-ondas, como também de outros produtos, como aparelhos de televisão, monitores e outros dispositivos de imagem e áudio da empresa.

Desafios do cliente

  • Transferir 500 contêineres para um novo armazém em pouco tempo;
  • Instalação em armazéns maiores do que as dimensões-padrão do mercado local;
  • Inteligência logística para ampliar a distribuição geográfica dos centros de distribuição brasileiros;
  • Melhorar o controle de estoque de todos os produtos eletrodomésticos e eletrônicos.

Soluções da Penske Logistics - Eletrônicos

  • Transferir os produtos para um armazém temporário, localizado na região de São Paulo, por um ano;
  • Avaliar a situação da logística para instalar três armazéns localizados em distintas áreas geográficas para suprir os mercados de consumo com mais agilidade;
  • Estabelecer e construir três armazéns personalizados (total de 87.000 m3), inclusive a gestão de recebimento, armazenamento e remessa de mercadorias;
  • Desenvolver um novo sistema tecnológico de logística para a empresa, garantindo maior visibilidade da cadeia de suprimentos e dos processos;
  • Instalar e configurar um sistema de gestão de armazém (WMS) avançado para controlar melhor as operações e torná-las mais flexíveis e eficientes;
  • Avaliar e corrigir as devoluções em campo (falhas, devolução aos estoques, distorções);
  • Avaliar e aprimorar o projeto para reduzir custos.

Resultados obtidos

Este projeto foi implementado em apenas um mês. A Penske Logistics cumpriu todas as necessidades emergenciais do cliente, sem comprometer a qualidade e a segurança de suas operações de logística.

A equipe da Penske garante o fluxo das operações nos três centros de distribuição, que totalizam 87.000 m3, garantindo níveis superiores de qualidade. A capacidade diária de remessa dos centros de distribuição é de 2.300 m3; Em média, 35.000 m3 de mercadorias são despachadas todos os meses.

Ao atualizar o sistema de gestão de estoque do cliente, a Penske ajudou o cliente a readquirir pleno controle da entrada e saída dos produtos. A perda de estoque foi reduzida para praticamente zero. O trabalho realizado pela Penske também ajudou o cliente a conseguir maior transparência em seus processos de logística por meio de relatórios exclusivos.