Seis formas de maximizar operações de armazenamento e entrega

Aproveite ao máximo o seu espaço de armazém

Seis formas de maximizar operações de armazenamento e entrega

Maximizar o espaço no armazém e posicionar itens para aumentar a eficiência pode gerar uma economia de tempo e dinheiro considerável. "O layout e o projeto de um armazém e de uma rede de distribuição devem ser um processo contínuo", afirmou Eric Hepburn, vice-presidente de gestão de centros de distribuição da Penske Logistics. Ele falou sobre como transportadores e carregadores podem aprimorar suas operações de armazenamento e distribuição com estas seis estratégias:

1. Melhore os padrões de ocupação de espaço

Posicionar os itens de retirada mais rápida perto da porta e o mais próximo possível uns dos outros pode ajudar os armazéns a aumentarem sua eficiência. Em muitos casos, os engenheiros podem ajudar a determinar onde os produtos devem ser posicionados.

Para determinar quais produtos estocar, os transportadores podem consultar e informar sobre seus dados de histórico de vendas juntamente com sua demanda prevista. Esses dados informarão aos transportadores e fornecedores de gestão de armazém não só o que estocar, mas também onde posicionar os itens estocados.

2. Examine os padrões de trabalho

Como uma boa prática, os armazéns devem ter padrões de tempo de gestão de trabalho. Utilizar um software pode ajudar a gerenciar o movimento de pessoas e monitorar a produtividade delas. Os resultados desse gerenciamento devem ser avaliados diariamente após cada turno para garantir que os funcionários estejam cumprindo seus padrões de produtividade.

3. Aumente a comunicação

Muitas empresas podem ter operações em diversas divisões e, frequentemente, essas divisões operam de forma independente umas das outras, com muito pouca comunicação entre elas. "Como uma 3PL, é nesse aspecto que podemos agregar valor e nos concentrar em sua rede. Podemos também encontrar outro cliente que possua atividades complementares ou épocas diferentes para, dessa forma, trabalharmos em conjunto", disse Hepburn.

4. Atualize a tecnologia

Aperfeiçoar o software de gestão de armazém de um local pode proporcionar diversos benefícios, entre eles a rastreabilidade dos produtos.

5. Crie um plano de contingência

Um plano de contingência pode ir desde o planejamento prévio para um desastre natural até saber como impulsionar as operações se os negócios se aquecerem de forma repentina. "Isso pode significar saber do que você precisará se tiver de flexibilizar a 120%, compreender como será isso e tê-lo previamente definido, em lugar de fazer tudo de forma improvisada", declarou Hepburn.

6. Reponha as prateleiras

Em alguns casos, um fornecedor de logística não entregará apenas os produtos que recolhem no armazém, mas também reporá as prateleiras dos clientes. Os motoristas podem repor as prateleiras dos usuários finais à noite, quando o negócio estiver fechado.

"Cada vez mais, é isso que as empresas estão procurando", disse Hepburn. "Elas querem um programa em que nos enviam um pedido de reposição e nós estocamos diretamente na prateleira. Essa abordagem é muito mais orientada ao cliente."

Para que esse tipo de relacionamento seja bem sucedido, os motoristas recebem treinamento adicional e obtêm uma compreensão das preferências dos gerentes de lojas. "O motorista possui um relacionamento com o gerente da loja. É basicamente atendimento ao cliente com a entrega incluída", disse Hepburn.

Adobe Logo
Get Acrobat Reader